quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Família Cavalcanti na Europa e no Brasil

A família Cavalcanti é muito antiga, pela tradição originária de pequena nobreza cristã de barões francos, soldados-cavaleiros que lutando através os Alpes chegaram à Toscana comandados por Carlos Magno no século VIII a pedido do papa, para submeter os lombardos. (1)

A família cresceu e desenvolveu-se em Florença, família numerosa de mercadores e soldados-cavaleiros do partido “guelfo”, favorável ao papado, sempre pautando pela convivência republicana, na qual foi moldada. No século XIII, participam como cavaleiros “guelfos”, por Florença, das batalhas de Montaperti (1260) e Capaldino (1266). O cavaleiro Guido Cavalcanti destaca-se, no período, como político e um dos maiores poetas da Modernidade.
No século XVI, Bartolomeu di Mainardo Cavalcanti, militar e escritor, sincero republicano, liderou mesmo uma conspiração em Florença (1559), auxiliado por florentinos e membros dos vários ramos da família, conspiração frontalmente contra os Medici preponderantes que, neste mesmo momento, tornavam a Toscana um Grão-Ducado. Por participar desta conspiração o jovem Stolto Cavalcanti, do ramo dito “Ciampoli” da família, foi decapitado em Florença, em janeiro de 1560.(2)
A que tudo indica, o patriarca da família no Brasil, Felippo Cavalcanti, do ramo Cavalleschi que aqui chegou no mesmo ano, estaria em verdade tentando escapar às tenazes perseguições dos Medici.(3)
A família Cavalcanti no Brasil, conhecedora dos versos de Guido Cavalcanti, homenageado que foi também por seu amigo Dante Alighieri (4), aqui foi cultora de uma tradição literária e artística sempre renovada.



(1) Cavalcanti, Sylvio Umberto - Se chiamavano Cavalcanti, pg., formato PDF.
(2) Cavalcanti, Sylvio Umberto - Se chiamavano Cavalcanti, pg., formato PDF.
(3) Mello, Evaldo Cabral de - Um imenso Portugal, Ed. 34, 2002, pg.156, cap. “O
Mito de Veneza”.
(4) Alighieri Dante - Divina Comédia, Canto X.

Um comentário:

  1. Rita Moutinho ritamoutinho@academia.org.br
    30/05/11



    Querida Rosa,

    Bom saber que v. está em alta produção!

    Beijo carinhoso,

    ResponderExcluir